Quer se tornar um pesquisador? Iniciação Científica é o primeiro passo!

outubro
2016

Se você pretende trilhar uma carreira acadêmica ingressando, após sua graduação, em um curso de Mestrado ou Doutorado, temos uma dica importante para te dar:

iniciacao_cientifica_1

A Iniciação Científica é uma pesquisa orientada de longo prazo (de um a dois semestres) que o estudante pode realizar durante a graduação. Assim, ele seleciona um tema — que deve depender da linha de pesquisa, interesse ou currículo do professor que será o orientador — e, com uma abordagem inovadora, desenvolve o estudo.

Iniciacao_Cientifica_2

Ficou interessado (a)? Então, dá só uma olhadinha nas informações que separamos para tirar todas as suas dúvidas:

inciação_flecha Por que fazer Iniciação Científica?

A iniciação científica é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao graduando a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula.

inciação_flecha Vale para todas as áreas?

Sim: Humanas, Exatas e Biológicas!

inciação_flecha Como ingressar na Iniciação Científica?

O Processo de Seleção da Iniciação Científica é divulgado via Edital. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os documentos abaixo na Pró-reitoria Acadêmica (para saber o início das inscrições, fique atento ao nosso site e redes sociais!):

• Projeto de pesquisa: uma cópia. O projeto deve conter: título, nome do (a) orientador (a) e do (a) candidato (a), introdução, revisão de literatura, problema de pesquisa, objetivos, método de pesquisa, cronograma e referências com a extensão máxima de 20 páginas (sem encadernação). Verificar com o (a) orientador (a) o modelo de projeto exigido.
  • b) Em pasta separada, devem constar os seguintes documentos: Ficha de Inscrição (verificar com o (a) orientador (a) o modelo exigido); Currículo Lattes atualizado e resumido do (a) candidato (a) e do (a) orientador (a); extrato acadêmico do (a) candidato (a); histórico escolar do (a) aluno (a) e o comprovante de matrícula no curso oferecido pelo Centro Universitário Módulo. No caso de beneficiário de auxílio financeiro (Fies ou ProUni, por exemplo), apresentar declaração discriminando o percentual em relação ao valor da mensalidade do curso em que está matriculado. Se o (a) candidato (a) não for beneficiário de auxílio financeiro, é necessário apresentar declaração relativa a essa condição.

inciação_flecha Como deve ser feito o pré-projeto?

O aluno deverá submeter um projeto de pesquisa detalhado e único, de no máximo dez páginas (tamanho A4, fonte 12, Arial, espaçamento um e meio), contendo:

• Estrutura do Projeto: folha de rosto com a identificação da instituição (universidade, unidade acadêmica, curso); título do trabalho desenvolvido pelo aluno; título do projeto de pesquisa do orientador; nome do aluno (autor); nome do orientador.
  • Estrutura do plano de trabalho: introdução (explicação bem resumida do problema a ser pesquisado, sua pertinência e relevância); objetivos (tudo aquilo relativo ao projeto, como o que será estudado e o fim a ser atingido); métodos (devem ser descritos de forma clara, detalhada e exaustiva, de acordo com a sequência das atividades a serem desenvolvidas. Deve ficar claro como serão implementadas as diferentes estratégias para atingir os objetivos); cronograma (detalhado e coerente com a sequência das atividades, guardando estreita relação com o que foi descrito na metodologia. Sua duração é a mesma da bolsa do aluno – 12 meses); referências, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Vancouver ou APA (American Psychological Association).

inciação_flecha Como funciona a Bolsa de Estudos?

A bolsa de estudos tem valor de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) – valor descontado da mensalidade do (a) aluno (a).

Iniciacao_Cientifica_9