Visita ao Museu do Crime da Polícia Civil do Estado de São Paulo

dezembro
2014

Os alunos do 8º e 10º semestre do curso de Direito da Faculdade de São Sebastião, acompanhado pelo Coordenador do Curso de Direito, Profº. Me. Ernani Assagra Marques Luiz e a Coordenadora do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), Profª Ma. Isabel Cristina Guimarães Aquino de Oliveira foram ao Museu do Crime da Polícia Civil do Estado de São Paulo, localizado na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra.

A viagem aconteceu no dia 03 de dezembro e marcou uma experiência bastante intrigante para os discentes, que tiveram a chance de viajar pela história do crime em São Paulo, através de quadros, fotografias, documentos, armas antigas, distintivos e diversos utensílios policiais utilizados pela polícia paulista desde o início do século XX.

Entre os objetivos do Museu estão a preservação da história da Polícia Civil, a divulgação ao público do acervo formado por documentos, instrumentos, objetos policiais e de crimes, e o apoio à formação dos novos policiais.

No local foi possível conhecer a fundo tragédias que marcaram a cidade de São Paulo, como o crime do restaurante chinês, a tragédia do Cine Oberdan, o incêndio do Edifício Andraus, o crime da Rua Apa, os ataques do “maníaco do parque” e muitos outros.

Os alunos foram recepcionados com uma palestra sobre “Criminologia”, ministrada pela professora Juliana Zanzoti, da Academia de Polícia do Estado (Acadepol), que transmitiu informações sobre a técnica científica e a prática investigativa.

Esta visita técnica faz parte das atividades extra-sala realizadas pelo Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito.

Confira as fotos!!