Veja esse guia de conteúdos e saiba como manter a saúde mental e física

Manter a saúde mental e física nesse momento delicado é um desafio para todos. Nossos professores e especialistas estão trabalhando para que essa tarefa se torne mais fácil! Preparamos aqui […]

22/04/2020

Manter a saúde mental e física nesse momento delicado é um desafio para todos. Nossos professores e especialistas estão trabalhando para que essa tarefa se torne mais fácil!

Preparamos aqui uma lista de conteúdos que podem te interessar, são notícias, cartilhas e atividades, tudo para você ter em mãos informações confiáveis e de qualidade. Confere aqui os links e um pouco sobre cada conteúdo:

Saúde mental durante a quarentena: 7 dicas Aqui temos as orientações da professora Ksdy Maiara Moura Sousa do curso de psicologia da Cruzeiro do Sul, no texto você pode conferir 7 dicas para melhorar a rotina, ter qualidade de sono, manter as atividades físicas e ainda lidar com os pensamentos e sentimentos gerados pela situação.

Psiquiatra aponta os cuidados básicos para evitar a depressão durante a quarentena Psiquiatras, assim como os psicólogos, trabalham com a saúde mental, a diferença é que o psiquiatra lida com as questões químicas do cérebro, atuando com remédios quando necessário. Os profissionais trabalham em conjunto, uma vez que nosso emocional pode causar um desequilíbrio químico e afetar nossas capacidades cognitivas. Para, então, controlar nossos sofrimentos mentais e resguardar nossa saúde mental o Dr. Marcelo Salomão Aros, professor do curso de Medicina na UNIFRAN, lista hábitos que devemos ter e preservar.

Especialistas dão dicas de como superar a ansiedade em tempos de quarentena Ansiedade é um problema cada vez mais comum, e que agora se intensificou. Nesse texto, professores do UNIPÊ apresentam algumas reflexões e cuidados importantes para não se deixar tomar pelos transtornos de ansiedade. Um exemplo de reflexão apresentada é a fala da professora de psicologia, Ana Fernandes: “devido à quarentena, o mundo foi obrigado a desacelerar e nós podemos aproveitar este momento para nos reinventar, valorizar as coisas simples, descobrir novas possibilidades e criar novos hábitos”.

Especialista orienta sobre a importância de manter a rotina para evitar a ansiedade Nessa notícia você vai encontrar indicações de rotinas, hábitos para preservar e aqueles que devemos descartar ou evitar. Além das orientações, a Profa. da UNICID, Ana Flávia Parenti fala da importância de filtrar as informações e selecionar as fontes. Procure ler informações de especialistas e sites confiáveis.

Especialista em Nutrição traz dicas importantes sobre alimentação nesse período de quarentena Alimentar-se bem e de forma saudável sempre foi importante, mas nesse momento que devemos, a todo custo, evitar ir para o hospital, é fundamental manter a saúde e fortalecer o sistema imunológico. Veja nesse texto as dicas do André Freitas, professor do curso de Nutrição do CEUNSP. Aprenda quais são as vitaminas e nutrientes essenciais e em quais alimentos você pode encontrar.

Professora da FSG propõe atividades e questionamentos durante o período de quarentena Na notícia do Sabe Caxias, você vai encontrar algumas atividades e questionamentos para aliviar a ansiedade, propostos pela professora o curso de Psicologia da FSG, Cássia Ferrazza Alves. São apresentadas formas de apoiar nossos amigos e familiares, mas a Dra. também fala dos limites: quando podemos ajudar e quando a intervenção de um profissional da psicologia é necessária.

Por fim, temos o material desenvolvido pela Força-Tarefa PsiCOVIDa, a Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. O material tem muita informação importante e é bem completo, quem recomenda é a professora Divina dos Santos, professora do Módulo e da FASS. Amplamente divulgada, ela também pode ser acessada em diversos portais de conteúdo.