Alunos da FASS apresentam seus Trabalhos no XII ENID em São Paulo

outubro
2019

O ENID é um encontro de iniciação à docência, promovido pelo grupo Cruzeiro do Sul para apresentar a participação dos alunos no programa PIBID RESIDÊNCIA, oferecido pelo Ministério da Educação através da CAPES.

Neste ano, o ENID ocorreu no dia 19/10 e foi sediado na Universidade Cruzeiro do Sul, no campus Anália Franco em São Paulo.

O PIBID Residência é um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, que tem como objetivo incentivar a vocação docente de estudantes de cursos de Licenciatura, mediante o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de práticas de ensino inovadoras, que contribuam para a melhoria do Ensino Fundamental e Médio no Brasil. A relação teoria-prática, em sincronia com a metodologia institucional, é viabilizada como modelo de integração no processo de ensino-aprendizagem.

Estiveram presentes 34 alunos dos cursos Licenciatura em Educação Física e de Pedagogia da Faculdade São Sebastião – FASS. Eles realizaram a apresentação de pôsteres sobre sua atuação no Programa PIBID Residência Pedagógica, nas escolas das cidades de São Sebastião e Ilhabela.

A aluna Mariana Passos da Costa Dias, do curso de Licenciatura em Pedagogia e participante do PIBID da FASS teve seu trabalho “Criatividade e Oralidade” premiado no evento.

Sob a coordenação da Profa. Dr.ª Priscila Enrique de Oliveira, os professores do curso de Pedagogia da FASS, Eliane Alcântara Teixeira, Edílson de Almeida e o Preceptor Lincoln de Carvalho Júnior, apresentaram a mesa redonda Missão Educar: Ensino E Aprendizagem Na Prática – metodologias utilizadas por professores no processo escolar de ensino/aprendizagem. E os professores do curso de Educação Física da FASS, Teófilo Antonio Máximo Pimenta, Evanilde Muniz Silva, Fabio Eduardo Mamel e Vera Lucia Teixeira Silva, apresentaram a mesa redonda Desafios Profissionais Para o Professor de Educação Física no Século 21: A Importância da Formação Atuante.

Neste ano de 2019, o marco histórico do evento se deu pelo número de trabalhos científicos que foram apresentados. Esses trabalhos foram realizados pelos discentes e docentes da Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, do Centro Universitário Módulo e do Faculdade de São Sebastião – FASS, Instituições pertencentes ao Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Veja as fotos: