Alunos da FASS desenvolvem atividades com a comunidade de São Sebastião e Ilhabela

dezembro
2019

Os alunos do 6º semestre de Pedagogia da FASS desenvolveram diversas atividades e ações com as comunidades de São Sebastião e Ilhabela como resultado do trabalho das disciplinas: Educação em espaços não formais e Escola Família e Comunidade. A proposta educativa combinou processos de aprendizagem e serviço às comunidades em um só projeto, no qual os estudantes aprimoram sua formação atuando sobre as necessidades reais do entorno com o objetivo de contribuir para seu desenvolvimento.

O desafio transdisciplinar teve como proposta identificar as principais necessidades da comunidade e desenvolver um projeto de transformação e melhoria. Diversos foram os projetos e ações desenvolvidos: revitalização de áreas verdes do bairro de Boiçucança; atividade de contação de histórias com doações de livros na praça do bairro Canto do Mar; projeto de resgate de brincadeiras tradicionais na festa do dia das crianças no bairro Itatinga; evento de combate ao bullyng e preconceito racial na escola do bairro Topolândia; e projeto “Amor: alguém mudou o rumo” com realização de oficinas de poesia, xadrez, plantio e skate no bairro Itaquanduba de Ilhabela.

Todas as atividades realizadas contribuíram tanto para a transformação e melhoria do entorno como para a formação dos alunos, que tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos nas disciplinas.