Alunos do Módulo e FASS participam do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica – 2018

dezembro
2018

Com o objetivo de identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico com potencial para serem viabilizados como projetos de aplicação prática, por meio do exercício da criatividade e do conhecimento adquiridos, o Semesp realizou mais um CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica nesse ano de 2018.

O Congresso apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar seu contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Representando para professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, isso agrega um valor social e institucional incalculável as IES.

Participaram desse último CONIC os alunos pesquisadores de graduação tanto do Centro Universitários Módulo de Caraguatatuba quanto da Faculdade de São Sebastião FASS, que contaram com a orientação de professores das duas instituições, acompanhando os grupos de estudantes que se mostram muito animados com o congresso.

Para muitos deles foi a primeira vez que apresentaram suas pesquisas fora do litoral ao participarem de um evento de porte como esse. Foram 38 trabalhos apresentados, sendo 15 de alunos do Módulo e 23 de discentes da FASS, tanto na modalidade oral como no formato banner, que abrangeram pesquisas das áreas de Arquitetura, Administração, Biologia, Direito, Enfermagem, Educação Física e Pedagogia.

Os alunos que participaram do evento se mostraram animados e apresentaram suas pesquisas com seriedade, sendo que alguns confessaram o desejo dar continuidade em seus estudos acadêmicos e vivenciar mais momentos científicos de grande aprendizagem como do qual fizeram parte em um congresso da grandeza do CONIC.

Ao participar de um evento importante como esse, os alunos do litoral norte paulista, só tem a ganhar, sendo que passam a compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e de trabalhos acadêmicos; se familiarizam em como apresentar pesquisas e trabalhos científicos em congressos, obedecendo às orientações e normas vigentes na Instituição e da Associação Brasileira de Normas Técnicas ; e desenvolvem suas capacidades de pesquisa e articulação na construção do conhecimento.

A FASS e o Módulo aproveitam para parabenizar todos os professores orientadores de ambas as instituições pelo forte empenho e dedicação em auxiliar seus alunos em suas pesquisas. As instituições agradecem ainda os professores Divina, Edson, Edílson, Everton, Evanilde e Soraya, que acompanharam os alunos durante o evento.

Ao fazer com que esses alunos passassem por esse tipo de experiência, deram a eles a força e o estimulo necessários para acreditarem que “PESQUISAR MUDA O MUNDO”.

Veja fotos do evento: