Direito: saiba tudo sobre um dos cursos mais procurados.

2019

O Direito está no topo da lista dos cursos de Ciências Humanas. É uma área que exige bastante dedicação, estudo e muita, mas muita leitura.

O curso estuda as leis e suas formas de aplicação, nossos direitos e deveres como cidadãos, o que uma empresa ou sociedade pode ou não pode fazer e por aí vai. Sem falar que ele desenvolve no aluno um profundo senso crítico e reflexivo, a consciência política e social, o capacita para compreender a realidade do país, analisar e associar ideias, e a desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.

Com a quantidade de leis existentes, a profissão é dividida em diversas especialidades: empresarial, civil, público, penal e áreas especiais, como propriedade industrial, ambientalista, desportivo, eletrônico e de direitos autorais, por exemplo. Por isso, a busca por profissionais especializados em cada área nunca para de crescer, fazendo do Direito uns dos cursos mais procurados do país.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ao se formar em Direito, o profissional tem dois principais caminhos profissionais a seguir:

• Carreira jurídica: pode fazer um concurso público e ingressar na carreira de assistente judiciário, delegado de polícia, promotor, procurador, juiz e desembargador.
  • Advocacia: podendo atuar em escritório próprio, de terceiros ou de empresas, nas diversas áreas do Direito (trabalhista, financeira, penal, civil, entre outras). Para atuar como advogado, é necessário ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

CARGOS

Dentre as profissões e cargos mais disputados estão: auditor fiscal do trabalho; juiz estadual; defensor público estadual; defensor público estadual; procurador do banco central; delegado da polícia civil; agente da polícia federal; analistas dos tribunais (tribunal regional do trabalho, tribunal regional eleitoral; tribunal regional federal, ministério público da união, supremo tribunal federal; superior tribunal de justiça) e analista do INSS. Saiba um pouco mais sobre as áreas do Direito em que poderá atuar em nosso Blog Carreiras.

Após escolher o tão sonhado cargo, é necessário focar nos estudos. Além de estabelecer datas e horários específicos para estudos e lazer, o candidato precisa de muita leitura, motivação e perseverança.

PERFIL DO ALUNO

O futuro aluno de Direito, independente da área que pretende atuar, deve ter boa desenvoltura ao falar e escrever, rapidez de raciocínio, boa memória, sociabilidade e desembaraço. Além disso, precisa de disciplina e dedicação, uma vez que o curso exige muita leitura e interpretação de texto.

DIFERENCIAIS DO CURSO

O aluno de Direito da Faculdade São Sebastião – FASS, é incentivado a aprender na prática, para isso conta com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), onde realizam atendimentos à comunidade, e fazem também júris simulados e visitas técnicas.

Clique aqui e conheça mais sobre o curso de Direito.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o curso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre a gente. Clique aqui.