Docente e aluno do IFSP realizam atividades para superar preconceitos na FASS

outubro
2018

No dia 2/09, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o aluno Diego Bortoleto Licca, do curso de Matemática do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estiveram presentes na FASS. Eles realizaram atividades educacionais com vídeos de curta duração tendo como eixo temático a questão de como superar preconceitos que são ainda disseminados entre uma parte dos cidadãos. Diego Licca é bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e orientando do professor Ricardo Plaza no IFSP.

As atividades de ensino foram realizadas através do convite da professora Divina de Fátima dos Santos durante a Semana Institucional da Faculdade de São Sebastião. A ação, que foi intitulada “Flashmob – Superando preconceitos”, aconteceu no Auditório e contou com a exibição dos vídeos: “In a Heartbeat – Animated Short Film”, “Meu primeiro abraço gay”, “Existe cura gay? – Nerdologia”, “Homossexualidade e a cura gay – Minutos psíquicos”, “No mundo das Crianças não se bate em Mulheres”, “Maus – Desumanização e o Holocausto – Quadro em Branco” e “Família Dinossauros, racismo e xenofobia – Meteoro”. Os vídeos possibilitaram a reflexão de temas como preconceito, fascismo, empatia e democracia.

Na sequência, ocorreu a palestra sobre diversidade humana “Quebrando Tabu: diversidade de gênero na escola”, ministrada pelas professoras Melissa Müller e Carmen Cibelle Theodoro Mendes.

Diego, Carmen, Ricardo, Melissa e Divina

Palestra de Melissa sobre a diversidade humana

Parte do público presente na atividade

Professor Ricardo Plaza e Diego Licca