FASS promove palestra sobre os desafios da profissão de professor na Semana Institucional

outubro
2018

“Como me tornei Professor” foi o título da palestra proferida pelo ex-aluno de Pedagogia formado pelo Centro Universitário Módulo, que pertence à Cruzeiro do Sul Educacional, e agora professor da rede municipal de educação da cidade de Caraguatatuba/SP. O Professor Jefferson Magno Costa fez a palestra no dia 24/09 no Módulo e no dia 27/09 na Faculdade São Sebastião. As palestras aconteceram durante a Semana Institucional de 2018 após o convite da professora Divina de Fátima dos Santos, de ambas as instituições.

Aproveitamos este momento para parabenizar a todos as pedagogas e pedagogos, professoras e professores que neste mês de outubro comemoram seu dia em 15/10. Uma belíssima profissão que cada vez mais necessita de maior reconhecimento e respeito da sociedade como um todo.

Notadamente trata-se de um profissional que trabalha com a esperança, com os sonhos, que apresenta desde a criança até os idosos as primeiras letras e o desvendar do mundo letrado e do saber. O desafio foi no sentido de prestar uma homenagem e ao mesmo tempo mostrar os desafios na formação de uma das mais belas das profissões. Refletir sobre o ser professor e ser professora estimula nossos pedagogos e pedagogas para que sintam-se estimulados com sua grandiosa jornada.

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.”(Freire, Paulo).

Paulo Freire nos provoca quanto à necessidade de uma prática pedagógica associativa entre a indagação, a busca e a pesquisa.

O professor Jefferson, afirmou que durante o período de formação no Centro Universitário Módulo, pode compreender efetivamente esse saber tão profundo e desejado no ser docente. Atuando atualmente como Professor Coordenador Pedagógico na rede municipal de ensino de Caraguatatuba, ele pode estabelecer o diálogo entre teoria e prática no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem. “Agradeço à Instituição, em especial aos meus Mestres, que sempre me apoiaram para que o sucesso acontecesse. Acredito em uma educação democrática, participativa e de qualidade para todos, cuja formação profissional, seja séria e comprometida com a causa”, declarou o Professor Jefferson.

O público presente na palestra foi composto por estudantes de pedagogia e futuros professores. Poder participar e ouvir o histórico do ex aluno pode estimulá-los em sua formação.

Parabéns a TODOS os professores!