Cesuca promove 4º Encontro de Educação em alusão aos 100 anos de Paulo Freire

17/05/2021

Programação virtual acontece nos dias 21 e 22 de junho e visa destacar a importância da trajetória e mostrar as contribuições do educador ao País

O Centro Universitário Cesuca, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promoverá entre os dias 21 e 22 de junho, a quarta edição do “Encontro de Educação Cesuca – Paulo Freire: as leituras de mundo na construção da autonomia”. A programação contará com palestras e oficinas, as quais serão destinadas aos acadêmicos dos cursos de licenciatura, professores, gestores educacionais e comunidade em geral.

A temática escolhida para 2021 faz alusão ao ano do centenário de Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921. Entre as atividades, estão previstas discussões e reflexões acerca da importância da autonomia na educação, além da apresentação de autores reconhecidos e que se dedicam ou se dedicaram a estudar e a aplicar os ensinamentos do educador.

Escolas da região que possuem o curso de Magistério, também foram convidadas pela Instituição. Os participantes ganharão certificado, desde que tenham realizado inscrição e confirmado presença na palestra e/ou oficina desejada. A presença será registrada por meio do preenchimento de formulário, que será disponibilizado no término de cada atividade.

Para participar, os interessados devem realizar suas inscrições on-line de acordo com o dia e atividade que deseja participar. Confira a programação:

SERVIÇO:

IV Encontro de Educação do Cesuca – Paulo Freire e as leituras de mundo na construção da autonomia

  • Data: de 21 a 22 de junho
  • Formato: plataforma BlackBoard
  • Inscrições: gratuitas e por evento, conforme programação

Confira a programação:

– 21 de junho | 10h15: Oficina I
Alfabetização de jovens e adultos a partir de questões abordadas por Paulo Freire
Palestrante: Profa. Dra. Cristiane Lumertz Klein Domingues (Cesuca)
InscriçãoSala virtual

– 21 de junho | 19h15: Palestra I
Paulo Freire: descolonizando a prática docente

Palestrante: Profa. Ma. Nubia Luiz Cardoso (UDF)
Mediação: Prof. Dr. Éverton Quevedo (Cesuca)
InscriçãoSala virtual

– 22 de junho | 8h30: Oficina II
Matemática para ler o mundo

Palestrantes: Profa. Dra. Gabriele Bonotto Silva (Cesuca) e Professora Kelly da Silva Rebelo (Secretaria Municipal de Educação de Canoas)
InscriçãoSala virtual

– 22 de junho | 10h15: Oficina III
Partir das experiências do educando: inquietações inevitáveis numa pandemia

Palestrante: Profa. Dra. Mara Eloisa Tresoldi (Cesuca)
Inscrições
Sala virtual

– 22 de junho | 19h15: Palestra II
Cartas, diários e outros registros: “provoc-ações” ao diálogo sobre o legado de Paulo Freire na formação com educadoras e educadoresPalestrante: Profa. Dra. Ana Lucia Souza de Freitas (pesquisadora visitante da Unipampa – Jaguarão e integrante do Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França)
Mediação: Profa. Dra. Márcia de Borba Campos e Profa. Dra. Gabriele Bonotto Silva (Cesuca)
InscriçõesSala virtual